2009/03/17

Apita o Comboio…

Olá!

Tema do dia: viagem de comboio no percurso Lisboa-Sintra e vice-versa.

Quem trabalha no centro de Lisboa e reside no enorme aglomerado habitacional que atravessa os Concelhos de Lisboa e Sintra, sabe bem o que é andar de comboio na linha de Sintra.
Ao contrário do que possam pensar, não vou falar mal nem criticar negativamente esta pequena romaria de cerca 40 minutos. Antes pelo contrário.

Este é o transporte ideal para quem o utiliza de casa para o trabalho e do trabalho para casa, mas também é um excelente meio de transporte para os turistas de Lisboa que querem passar um dia agradável em Sintra, ou para os turistas que estão em Sintra e querem visitar Lisboa.

Para quem não gosta de andar de comboio, e faz o percurso diário de carro pelo famosíssimo IC19 apenas por prazer ou por comodidade, quero só deixar aqui uma nota: os comboios andam semi-vazios, a probabilidade de se viajar sentado é elevada (principalmente para quem inicia o trajecto a partir de Mira-Sintra/Meleças ou Cacém, e durante as horas de ponta (manhã e tarde) nos dias úteis, há comboios de 5 em 5 minutos (média).

Por experiência própria, para além das razões enumeradas acima, também faço questão de salientar outros argumentos:
- O tempo de viagem de comboio é inferior ao do carro. Por exemplo: num dia muito mau pode-se demorar 2 horas a chegar à capital;
- O comboio torna-se confortável, pois durante o período da circulação podemos ouvir musica tranquilamente, podemos saborear as palavras escritas de um bom livro, ou até podemos tirar uma mini-soneca ou rir das conversas dos vizinhos do lado;
- Ao tirarmos partido desta comodidade, chegamos ao nosso destino em paz, sem o stress que uma viagem de automóvel nos daria seguramente;
- Chegando ao nosso destino, não precisamos de estacionar o comboio, nem é necessário colocar a moedita no parquímetro. Com carro? É mais uns largos minutos à procura de um lugar para deixar o rodinhas parado, e fazer contas à vida, ou melhor, aos trocos inevitáveis que os Srs. Parquimetros nos obrigam a debitar nas suas ranhuras. No final do mês queixamo-nos pois claro.

Nos últimos anos tem havido uma melhoria significativa nas estações, com as vastas obras que se vão fazendo. Demoram muito tempo a estarem prontas mas acabam por dar uma qualidade aos utentes superior à anterior.
Só tenho pena que hajam estações que já deveriam estar prontas há anos, e até são das mais importantes dado o volume de passageiros que usufruem das ditas. Refiro-me às estações do Cacém e de Barcarena. Lá teremos que esperar mais um pouco por melhores condições.

E perguntam: então e a segurança?
Desculpas!!! Se é pela segurança, então não saímos de casa, e mesmo assim, arriscamos a levar com um avião em cima ou haver um incêndio, ou uma inundação…
Tenho visto que ao nível da segurança, também estamos com sorte, pois tem-se notado uma crescente pacificidade fruto de uma presença cada vez mais intensa e mais profissional da polícia, assim como a vigilância que é feita, dentro dos comboios e nas estações, por várias câmaras de filmar. É o actual mundo “Big Brother” a funcionar.

Se conseguiram ler tudo até aqui…parabéns! É sinal que gostam do meu blá blá blá, e que são uns excelentes leitores e também uns admiráveis críticos da minha página.

Andem de comboio! Andem na linha de Sintra! Visitem mais Lisboa de comboio! Vão até Sintra de comboio!

Carpe Lisboa!

1 comment:

baco_3 said...

Muito bem amigo, concordo plenamente contigo e digo-te que saudades tenho dos tempos que andava de comboio, quanto às estações ainda não sei muito bem como vai ficar mas para já a estação do Cacém está toda escavacada porrada no carequinha!!!!!!!