2009/03/23

Україна (Ucrânia)

Olá!
Todos os dias nos cruzamos com os numerosos estrangeiros que têm entrado nos últimos anos na nossa grande Lisboa provenientes dos vários países de leste.
Hoje cruzei-me com um pequeno grupo de ucranianos e ucranianas que felizes da sua vida, aproveitavam uma pausa para confraternizarem entre eles, aproveitando o belo sol que do céu iluminava a bela Lisboa (dava para notar pela alegria que reluzia nos seus rostos).

Existem, como se sabe, trabalhos/empregos em Portugal que, normalmente, a maioria dos portugueses se recusam a fazer, e devido a este factor, torna-se necessário recorrer a mão-de-obra estrangeira. Eles são moldavos, romenos, bielo-russos, ucranianos, entre outros.
Funciona de igual maneira para os lusitanos que partem, para noutros países irem trabalhar em profissões em que os locais se recusam também em laborar.
Como disse já, existem muitos imigrantes em Lisboa, mas quero deixar uma palavra especial aos que vêm da Ucrânia.

De todos os forasteiros, os ucranianos são daqueles que melhor se adaptam ao nosso país, ao nosso modo de viver, à nossa cultura, ao nosso tempo (pudera…), à nossa maneira de ser e de estar, etc.

A eles dedico o dia de hoje neste pequeno espaço aproveitando para promover uma iniciativa organizadas pela Reitoria da Universidade de Lisboa, a Embaixada da Ucrânia, a Associação dos Ucranianos em Portugal e a CompaRes – Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos. É a “Quinzena Histórica e Cultural da Ucrânia”. As actividades decorrem todas na Reitoria da Universidade de Lisboa e a entrada é livre. Estão incluídos um colóquio, um ciclo de cinema, projecção de documentários e exposições.
Até ao próximo dia 31 de Março (3ª feira) não percam todos os restantes eventos que ainda irão realizar-se.

No seguinte sitio podem encontrar o programa desta organização:
http://www.lxjovem.pt/docs/ficheiros/Quinzena_Historica_e_Cultural_da_Ucrania.pdf

Para outras informações podem ir a este sitio:
http://www.ul.pt/portal/page?_pageid=173,879889&_dad=portal&_schema=PORTAL

Carpe Lisboa!

No comments: