Olá!
O que responder a esta questão? Poderia dizer o quão difícil é encontrar respostas, mas na verdade é bastante fácil porque Lisboa tem tanto, que o mais difícil é mesmo por onde começar.
Após meditar profundamente, decidi começar a minha viagem por duas das 7 maravilhas de Portugal, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém.
O Mosteiro dos Jerónimos é um monumento situado à entrada do rio Tejo num local de uma beleza impar – Belém. Ficou completamente construído em 1544, em estilo manuelino, tendo sido encomendado pelo rei D. Manuel I, O Venturoso. Esta é uma grandiosidade que vale sempre a pena visitar, não apenas uma mas várias vezes, porque os seus quase 500 anos de história têm sempre algo de novo para contar.
Conseguiu resistir ao terramoto de 1755, mas não conseguiu resistir aos ataques das tropas francesas enviadas por Napoleão Bonaparte no início do século XIX, tendo ficado um pouco danificado. Apesar disso, é de uma beleza arquitectónica de deixar qualquer um pasmado e muito importante, culturalmente, para a cidade e para o país.
A Torre de Belém, em primeiro lugar, é classificada Património Mundial pela Unesco. Isto diz muito da relevância deste monumento, cuja construção ficou concluída em 1520. Tal como os Jerónimos, a construção desta fortaleza foi ordenada pelo formoso e nobre rei D. Manuel I – bem-haja.
A história diz-nos que esta obra esteve inserida, ao princípio, num plano defensivo, tendo servido ao longo dos tempos como posto de sinalização telegráfico, farol e até como prisão de políticos que eram lançados para as suas masmorras.
É um monumento que, ao entrarmos, podemos nos sentir a atravessar os séculos e podemos nos imaginar a desempenhar um labirinto de papéis, como se actuássemos num palco de teatro, e atravessássemos esses corredores históricos como protagonistas.
Ora aqui ficam dois prodígios da cultura lisboeta, duas maravilhas de Portugal, que ficam muito perto uma da outra, numa zona deslumbrante – Belém – e espero sinceramente contribuir para alumiar a vossa vontade de visitarem ou revisitarem estes dois encantos históricos.
Carpe Lisboa!
2009/03/15
Porquê Lisboa?
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Olá João, já agora podias aproveitar e falar dos pastelinhos de Belém tão conhecidos nesta região.
Berta Correia
Post a Comment