2009/04/05

Rua Augusta



Olá!

Nesta semana que passou em dois dos temas que abordei, mencionei a cidade de Londres (“G-quantos?”) no dia 3, e ainda as lojas de Lisboa (“Volto já…”) no dia 2.

Numa das minhas pesquisas no mundo web deparei-me com o seguinte sitio:

http://www.ruaaugusta.pt/

Uma das mais famosas ruas da capital, na baixa pombalina. Rica pelo comércio das lojas que ornamentam a rua, mas também pelo monumental arco triunfal (Arco da Rua Augusta) que estabelece ligação entre a Praça do Comércio e a Praça do Rossio. O nome homenageia a “Augusta” figura do nobilíssimo rei de Portugal D. José I (bem-haja).
É uma rua onde podemos andar a pé sem ter medo de sermos atropelados. A não ser pelos outros transeuntes que por aí circulam. Isto porque desde os anos 80 que o trânsito automóvel não pode circular nesta via.
Além das lojas também podemos admirar os artistas de rua e os vendedores ambulantes. É uma rua sempre em festa não só para lisboeta ver, mas também para todos os turistas poderem usufruir de uma artéria raríssima nos nossos dias, daquelas que já não se vêm em Portugal em muitas cidades.


Mas o que tem isto a ver com os posts anteriores relativos às lojas de Lisboa e a Londres?

Começando pelas lojas: a rua Augusta é famosa pelo comércio. Tem imensas lojas de marcas prestigiadas internacionalmente. O meu apelo é, mais uma vez, o seguinte:

Mantenham as lojas abertas. Não as fechem à hora de almoço, nem às 19 horas, e nem aos fins-de-semana.
Se pensarmos bem as maiores afluências de publico estão presentes a essas horas.

Todos querem entrar nas lojas à hora de almoço, à noite depois do jantar quando se dá uma voltinha pela baixa (especialmente os turistas hospedados no centro da cidade), e aos fins-de-semana, quando a rua se enche de vozes e encontrões.


Em relação a Londres, bem…comparem o sitio da Rua Augusta (em cima) em Lisboa, com o sitio da “Regent Street” em Londres. Vejam as diferenças.

http://www.regentstreetonline.com/

Lisboa é Lisboa. Londres é Londres. Mas…pelo amor de todos os deuses do Olimpo, nós não conseguimos fazer sítios melhores na Internet?

Outro apelo: vamos promover a nossa cidade criando sítios melhores na web, com maior visibilidade, mais flexíveis e de fácil consulta.
Nós somos capazes, temos de acreditar que sim.

Carpe Rua Augusta!

Carpe Lisboa!

No comments: