2009/05/25

CRIANÇAS


Olá.

Hoje vou fazer uma pausa nos relatos e fotos da minha jornada de férias na paradisíaca ilha de São Miguel. Porquê?
Porque se aproxima o dia 1 de Junho – dia da criança – e porque acabei de ouvir uma notícia/reportagem sobre uma criança chamada Alexandra que foi entregue à mãe biológica que vive na Rússia, e porque anda a tratar bastante mal a criança desde que lhe foi entregue (ao que parece). Criança essa que cresceu e viveu 6 anos com pais afectivos portugueses. E porque vamos constantemente ouvindo relatos sobre crianças maltratadas fisicamente e/ou psicologicamente, decidi demonstrar a minha revolta.
Acho uma vergonha como muita gente trata as crianças como se fossem objectos. As crianças vão-se tornando cada vez mais os brinquedos dos adultos, em que uns puxam de um lado, outros puxam do outro, a ver quem consegue arrancá-las primeiro. As leis, os tribunais, as pessoas, prejudicam os direitos das crianças. Elas têm direitos especiais. Não são como a estupidez gananciosa que os adultos aplicam na forma como as tratam.
Lembro que existem 4 pilares fundamentais relacionados com todos os outros direitos das crianças:

1) A não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.


2) O interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que lhe digam respeito.


3) A sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.


4) A opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.

Sublinho especialmente a 2) e a 4) porque são, na minha opinião, aquelas que as pessoas mais esquecem, que menos ligam, que menos importância dão.

Aqui fica um link com os direitos das crianças, e que todo o ser humano deveria ler pelo menos uma vez na vida. Eu aconselho a ler centenas de vezes ao longo de uma vida. Leiam uma vez por semana, uma vez por mês, uma vez por ano. As vezes que forem necessárias. Eu sei que há pessoas que não precisam de ler pois sabem o significado de CRIANÇA. De qualquer maneira, mesmo a essas, eu peço: leiam, para nunca esquecerem.

http://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/desbobravel_conhece_teus_direitos.pdf

Carpe crianças – Pois são elas o nosso futuro e o futuro do planeta azul.

4 comments:

baco_3 said...

As crianças são realmente elas mas nós estamos a fazer alguma coisa para lhes dar um ?

baco_3 said...

errata: elas = futuro

Equilibrista said...

Um pouco no seguimento do que disse o baco_3, as crianças são o nosso futuro! Mas o nosso futuro depende de como essas mesmas crianças forem educadas por nós... portanto, o futuro continua a depender de nós!

**

Joao Filipe said...

Enquanto as crianças forem expostas como são, e quem as educa continuar a expo-las como as expõe o Mundo está perdido e o futuro muito pouco risonho.

Bjs e abraços