2009/09/11

Andar de burro


Olá.

Quando eu era pequenino, adorava ir passar as minhas férias grandes e também as férias do Natal à terra da minha avó, Sobral do Campo, perto de Castelo Branco. Divertia-me bastante lá. Até porque fazia questão de levar a minha colecção inteira de carrinhos, o que aborrecia os meus pais, pois era um peso extra que tinham na ida e na volta.
Estando lá, o que não faltavam eram coisas para fazer. E os dias acabavam por ser bem passados. Quase todos os dias a minha avó saía mal o sol nascia para as hortas. No Verão, às 6 horas já estava a caminho. Eu ficava na cama mais um pouco a dormir.
Por voltas das 8/9 horas, a minha avó ía buscar-me a casa e, após o pequeno-almoço, lá me montava eu no burro para irmos passar o dia, onde acabava por ajudar nas lides hortícolas, ter o prazer de arrancar uns frutos das árvores (principalmente figos), e arranjava sempre brincadeiras diversas. Só não me aproximava dos poços de água. Alias, ainda hoje me metem um respeito do tamanho de um oceano.
Ao longo dos anos em que fui para a terra da minha avó, conheci apenas 2 burros. Literalmente falando, pois burros é o que há mais. E afirmo peremptoriamente que adorava andar de burro. Principalmente na viagem de regresso das hortas para casa. Apesar do coitado do burro vir carregadíssimo, eram variados os odores dos vegetais e frutos que transportávamos. São daquelas sensações que guardamos na memória para todo o sempre.
Hoje lembro estes tempos maravilhosos que passava lá na terra da minha avó, desses tempos que lá montava no burro e lá íamos, por esses caminhos de cabras até ao meio do nada, onde só se avistavam batatas, couves e afins.

E de tanta memória, deixo aqui uma sugestão para o fim-de-semana – andar de burro.
Estão-se a fazer passeios de burro na Peninha em Sintra, na Naturanima. Estes passeios são aos Domingos às 10 horas, e têm a duração de 3 horas. Se nunca tiveram a sensação de andar de burro, e quiserem “matar” a curiosidade, não se esqueçam de marcar previamente. É só até 31 de Outubro.
Podem consultar o sitio http://www.reserva-de-burros.com/ para mais informações. São passeios para todas as idades, principalmente para as crianças. Pois são elas que devem ter, tal como eu tive, todas as sensações maravilhosas que envolvem andar de burro.

Carpe passeios de fim-de-semana!

No comments: