2009/09/15

Senhor Roubado


Olá.

Ao olhar para o mapa do Metro de Lisboa, lá reparei, mais uma vez, na estação do Senhor Roubado. E mais uma vez fiquei curioso. Porquê este nome? Lá fui investigar.

Estávamos no ano de 1671 quando alguém de seu nome António Ferreira resolveu roubar, na igreja de Odivelas, as contas do rosário de N. Sra. do Rosário, as vestes do Menino Jesus e da Senhora do Egipto, os Vasos Sagrados, entre outros objectos.
Tal foi a fama deste roubo, que a rainha D. Luísa de Gusmão (D. João IV) até prometeu uma recompensa em dinheiro e um emprego na justiça ou na fazenda.
Mas não ficou por aqui. Tal era a religiosidade que havia no século XVII, que a corte resolveu pôr luto e foram organizadas procissões.
O pobre coitado acabou por ser apanhado e condenado a ser arrastado e levado ao Rossio da cidade, onde lhe deram decepadas ambas as mãos e queimadas à sua vista, e depois o seu corpo queimado. Será que isto aconteceu mesmo assim? Naquele tempo, é de acreditar.
Foi construído um monumento (padrão de cruz) em madeira, transformado mais tarde no padrão do Senhor Roubado em pedra. A localização deste padrão é: Rua do Sr. Roubado, Odivelas / Rua Pedro Álvares Cabral.
Hoje em dia uma das várias estações do Metro é a estação do Senhor Roubado na linha amarela, ultima antes de chegar a Odivelas, e inaugurada em 27 de Março de 2004.

Para uma maior curiosidade um livro recomendado (eu já ando à procura dele) é o de Jorge Martins “O Senhor Roubado A Inquisição e a Questão Judaica”. Aqui fica o sitio:

http://www.europress.pt/TEMAS/HistoriaPolitica/SenhorRoubado.htm.

Carpe História de Lisboa!

1 comment:

baco_3 said...

Muito bem sim senhor uma licção de história e uma sugestão de leitura...

Pareces o prof. Marcelo