2009/06/07

Ele(ctron)ições



Olá.

Hoje é dia de ir votar. É um dever cívico. Ou devo antes dizer…uma obrigação física?
Eu já fui e para dizer a verdade hoje saí de casa mesmo só para ir votar. Caso contrário não sairia de casa, pois hoje é dia de descanso absoluto.
Na verdade até poderia haver uma forma de votar na mesma sem sair de casa. Afinal por onde anda o simplex? Ainda não criaram a votação electrónica? Então já podemos meter o IRS pela Internet, e ainda não podemos votar? Um processo que é, de certeza, mais simples informaticamente do que o IRS?
Ok! As pessoas que não têm computador não o poderiam fazer. Mas são essas pessoas que ainda continuam a entregar o IRS às Finanças. Estes são processos que têm de ser transitórios mas que têm de ser feitos. Porque cada vez mais existem mais pessoas a tratar de tudo electronicamente. Para não dizer que a taxa de abstenção baixaria, porque há muita gente que não se desloca para votar, ou porque estão a residir e/ou trabalhar longe da morada de residência, ou porque simplesmente não lhes apetece sair de casa num dia como o de hoje em que o tempo não é o melhor, ou porque simplesmente não lhes apetece e preferem antes ir dar um passeio a qualquer lado. Toda esta taxa de abstenção tá-se marimbando para a politica. Mas com o voto electrónico estas pessoas votariam com certeza em casa. Era só entrar no site respectivo, meter a cruzinha no quadrado (ou não), submeter o voto e pronto. Já está! Estão a ver o filme? Acham que daria muito trabalho?
Acho, sinceramente, que os políticos poderiam e deveriam pensar neste assunto pois seria benéfico para a maioria dos portugueses.

Por último, um apelo. Votem! Marquem presença junto das urnas. É importante após tantos anos a lutar pela Democracia, que esta não morra e que continue a existir. É importante para o nosso futuro e para o futuro das decisões do nosso país que marquemos a nossa presença. É indispensável votar. É, efectivamente, um DEVER.

Carpe Domingo!

1 comment:

baco_3 said...

Eu votei ;), mas como sabes:

1º - A europa tasse a cagar para os nossos 22 deputados

2º - Mudem para um regime mais justo e eu acreditarei nessa coisa que se chama voto democrátinho

3º - Passem o "Sem eira nem beira" nas rádios e passo a acreditar que a liberdade realmente existe.