2009/06/29

Tempo de Norte a Sul, Madeira e Açores



Olá.

A Norte, chuva ou sol. No centro sol ou chuva. A sul, normalmente mais sol do que chuva. Na Madeira, nuvens, sol, chuva. Nos Açores, chuva no grupo ocidental, nuvens no grupo central e sol no grupo oriental.

Não estou a dar o boletim meteorológico. Estou apenas a dar a ordem pela qual, normalmente, as televisões nos mostram a meteorologia. Começam sempre pelo norte, e vão descendo até ao sul, passamos para a Madeira e os Açores ficam sempre para o fim.
Hã-de reparar na forma como as televisões nos dão o “tempo”.
Porque razão há-de ser assim?
Quem criou esta forma de “meteorologiar”? Existe alguma regra pré-definida?

A minha sugestão para os media, especialmente as televisões, é que variem nos boletins meteorológicos. Comecem de Sul e vão para Norte. Ou então comecem pelos Açores ou pela Madeira.

Bem, só espero que a partir da próxima semana esteja sol todos os dias até dia 24 que é para passar umas férias cheias de areia nos olhos e com o sabor especial do sal na boca.

Já agora, deixo-vos alguns links onde podemos investigar onde é que pára o sol…ou a chuva.
Como bom alfacinha que sou (mouro para alguns), o tempo do link especifico é de Lisboa, Mas podem sempre pesquisar a meteo na vossa cidade.

http://www.weather.com/outlook/travel/businesstraveler/tenday/POXX0039
http://www.weatheronline.co.uk/Portugal/Lisbon.htm
http://www.accuweather.com/world-index-forecast.asp?partner=accuweather&locCode=EURPTPO012LISBON&u=1
Carpe tempo. Carpe férias para quem está de férias.

2 comments:

Equilibrista said...

Lamento disacordar mas há um jornal qualquer que dá a meterologia a começar pelo sul... mas como eu acho que é o jornal da noite da tvi, eu entendo porque é que tu não sabias desse pormenor =p
eu também concordo em começar pelo sul, geralmente porque apanho as informações a meio e já lá ser foram as previsões para o norte =)

**

baco_3 said...

Quero lá saber do tempo quando à vezes no dizem que vai estar sol e está a chover e vice versa, aí meu amigo, até podem começar pelo Burkina-Faso.

Já agora existe o meteorologista da RTP1 que é um prato tipo "E para Castelo Branco a terra do queijo do mel e do azeite maravilha, vai estar sol"